Início » 18-05-2024 » Terceiro americano curado de ebola diz que pode voltar para Libéria
20:37:36
Terceiro americano curado de ebola diz que pode voltar para Libéria

Da Associated Press

Médico atendia grávidas em hospital da Libéria quando foi infectado.
'Acho que as chances de voltar para lá são muito altas', disse a jornalistas.

 Médico americano Rick Sacara, que contraiu ebola na Libéria, e sua mulher, Debbie, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26) (Foto: AP Photo/Stephan Savoia) Médico americano Rick Sacara, que contraiu ebola na Libéria, e sua mulher, Debbie, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26) (Foto: AP Photo/Stephan Savoia)

O médico Rick Sacra sabia o que iria enfrentar quando decidiu ir para a Libéria no começo de agosto para tratar mulheres grávidas doentes e realizar partos bem no momento em que o país da África Ocidental estava sofrendo com uma epidemia de ebola.

Mas Sacra, que contraiu ebola e foi tratado com sucesso em uma unidade de isolamento no Nebraska Medical Center, nos Estados Unidos, refutou qualquer sugestão de que ele seja um herói. Ele citou que há muitas pessoas, incluindo bombeiros, policiais e militares, que se dirigem a situações perigosas em vez de se desviarem.

"Eu não acho que eu seja diferente deles", disse a jornalistas nesta sexta-feira (26), na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, onde ele se formou. "Quero dizer, eu acho que todos nós também temos aquele instinto humano que diz 'não posso deixar alguém que esteja necessitado, tenho que ajudar' - e é simples assim", disse Sacra, em sua segunda coletiva de imprensa em dois dias.

V2 - Entenda o ebola e suas consequências (Foto: G1)

Sacra, de 51 anos, é um dos três missionários americanos que foram tratados com sucesso nos Estados Unidos, depois de terem sido infectados com ebola na África Ocidental. Ele passou grande parte dos últimos 15 anos trabalhando na Libéria como médico missionário. Quando foi infectado, estava trabalhando em um hospital da Libéria pela organização humanitária cristã SIM USA.

Ao lado de sua mulher, Debbie, Sacra disse, nesta sexta-feira, que não se arrepende e tem quase certeza de que um dia voltará à Libéria, país que ele chama de seu "segundo lar adotado". "Eu acho que as chances de eu voltar para lá são muito altas", afirmou.

Ele diz que é grato por poder ter recebido atendimento médico especializado nos Estados Unidos, incluindo uma droga experimental e transfusões de sangue de um de seus colegas que se recuperou do ebola.

O médico acrescenta que é difícil para ele ver os liberianos sofrendo com a doença e pediu que mais recursos médicos sejam enviados para lá e para outros países africanos. Ele diz que está cansado e que suas pernas estão bambas. O missionário espera que esteja totalmente recuperado em dois ou três meses.

Mais de 3 mil mortes
Nesta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou o balanço mais recente do número de mortos por ebola. Houve ao menos 3.091 mortes, de um total de 6.574 casos prováveis, suspeitos e confirmados da infecção nos países da África Ocidental.

Só a Libéria já registrou 1.830 mortes, quase três vezes mais do que Guiné e Serra Leoa, os outros dois países mais afetados pela doença, de acordo com as informações da OMS.

A Nigéria e o Senegal, as duas outras nações que tiveram casos confirmados de ebola na região, não tiveram o registro de novos casos ou mortes.

Visualizações: 474 | Adicionado por : Miranda | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar


© Copyright 1996 - 2024 O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados O MundoNews. Desenvolvimento

Login   Registrar-se