Início » 18-05-2024 » Dilma abre vantagem sobre Aécio e seria reeleita presidente se a eleição fosse hoje
03:17:00
Dilma abre vantagem sobre Aécio e seria reeleita presidente se a eleição fosse hoje

​ A terceira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre a sucessão presidencial no segundo turno, feita a pedido da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, mostra a atual presidente e candidata à reeleição Dilma (PT) à frente, com 49% das intenções de voto (crescimento de 6 pontos percentuais – p.p. em relação à última pesquisa). Já as menções ao senador Aécio Neves (PSDB) caem 4 p.p., e totalizam agora 41%. Brancos e nulos são 7%, e indecisos correspondem a 3% dos eleitores brasileiros (2 p.p. a menos que na pesquisa anterior).

VOTOS VÁLIDOS: DILMA 54% X AÉCIO 46%

Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, Dilma vai de 49% para 54%, enquanto as menções a Aécio caem de 51% para 46%.

Destaques por segmentos

As intenções de voto em Dilma crescem em todos os segmentos analisados, com destaque para as seguintes movimentações:

• As menções a atual presidente crescem 9 p.p. entre os jovens (segmento em que tinha baixo desempenho) atingindo 46% dos votos totais (51% dos votos válidos), ao passo que Aécio vai de 49% para 45% (49% dos válidos) neste grupo.

• Entre eleitores que cursaram até a 4ª série, Dilma cresce 12 p.p. e tem 64% dos votos totais (70% dos válidos), enquanto Aécio diminui 9 p.p. neste grupo.

• No Nordeste, as intenções de voto em Dilma aumentam 12 p.p. e atingem 68% (72% dos válidos). Aécio decresce 10 p.p. na região.

• No Sul, em que Dilma tinha 32% e Aécio 53% na rodada passada, a petista tem agora 46% e o peessedebista 45% (50% para cada nos votos válidos).

• As menções a Dilma também crescem expressivamente entre eleitores com renda familiar até um salário, indo de 54% para 69% (76% dos válidos). Neste grupo, Aécio cai de 34% para 22% (24% dos válidos) das respostas.

Movimentação do eleitorado de Marina Silva

Entre os eleitores brasileiros que declaram ter votado em Marina Silva (PSB) no primeiro turno, 60% têm intenção de votar no candidato do PSDB (mesmo percentual da última pesquisa) contra 23% que pretendem votar em Dilma (7 p.p. a mais).

Intenção de voto espontânea

Quando não é apresentado o disco com os nomes dos candidatos à presidência, 47% do eleitorado menciona Dilma (crescimento de 5 p.p. em relação à pesquisa anterior), enquanto Aécio é lembrado por 39% (queda de 3 p.p.). Aqueles com intenção de votar em branco ou nulo totalizam 7%, outros 6% não sabem ou não opinam (oscilação negativa de 2 p.p.).

Expectativa de vitória

O IBOPE Inteligência perguntou também quem os eleitores brasileiros acreditam que será eleito no próximo dia 26, independentemente de suas intenções de voto. Dilma é mencionada por 51% (crescimento de 4 p.p.), enquanto Aécio é apontado por 38% como o próximo presidente da República (3 p.p. a menos que na pesquisa passada).

Avaliação do governo da presidente Dilma

A avaliação da atual administração federal oscila positivamente em comparação com a última pesquisa: 45% dos entrevistados avaliam o governo Dilma Rousseff como ótimo ou bom (2 p.p. a mais), 31% como regular e 23% como ruim ou péssimo (oscilação de 2 p.p. para menos). A maneira com que Dilma vem administrando o Brasil é aprovada por 56% (oscilação positiva de 2 p.p.), ante 38% que a desaprovam (2 p.p. a menos em relação à pesquisa anterior).

 

Visualizações: 449 | Adicionado por : Miranda | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar


© Copyright 1996 - 2024 O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados O MundoNews. Desenvolvimento

Login   Registrar-se