Encontrando Sinais de um Possível Hackeamento
O Que Fazer
Hackers vêm em dois tipos – os que gostam de causar confusão em prol de um mundo melhor e outros que gostam de bagunçar as coisas para causar danos pessoais. É este último tipo de hacker que você terá de tomar cuidado contra (o primeiro tipo apenas requer que você mantenha uma mente aberta). Se estiver preocupado que seu PC ou dispositivo eletrônico possa ter sido hackeado, leve seus sentimentos a sério e aja rapidamente. Os hackers podem entrar nos dispositivos de maneiras surpreendentes, mas o que é necessário entender é como isto pode manifestar-se ao olhar para sua tela. Aqui vão alguns indicadores possíveis de que você foi hackeado, além de sugestões para uma ação rápida.
Parte 1 de 2: Encontrando Sinais de um Possível Hackeamento
-
Perceba se qualquer coisa fora do comum está ocorrendo em seu computador. Você conhece seu computador e como ele funciona, melhor do que qualquer outra pessoa. Se ele estava funcionando normalmente antes, mas, de repente, começou a se comportar de maneira estranha, pode ser um sinal de que está ficando velho ou de algum componente quebrado, mas os problemas a seguir podem também ser sinais de que você foi hackeado:
- Seus programas, que usa no dia-a-dia, não funcionam ou sequer abrem.
- Arquivos que você não deletou desapareceram, foram colocados na lixeira ou forma deletados.
- Você não consegue acessar programas utilizando sua senha comum. Você descobrirá que a senha foi modificada.
- Um ou mais programas de seu computador não foram instalados por você.
- Quando não estiver utilizando seu computador, ele conecta-se sozinho à Internet.
- Os conteúdos de arquivos foram modificados e não por você.
- Sua impressora pode comportar-se de maneira estranha. Ela pode não imprimir,não importa o que você tente fazer, ou imprime páginas diferentes das que você pediu.
-
- Um ou mais sites recusam seu acesso, por causa de senha errada. Tente entrar em vários dos seus sites mais comuns; se o acesso de senha continuar barrando, talvez você tenha sido hackeado. Por acaso, você respondeu por um e-mail de phishing (um e-mail falso pedindo que você modificasse detalhes/senhas)?
- Suas pesquisas na Internet continuam sendo redirecionadas.
- Telas extras de browser podem aparecer. Elas podem aparecer e fechar sem que você faça nada. Elas podem ser de um tom mais escuro ou da mesma cor, mas você conseguirá vê-las.
- Se você comprou um nome de domínio, talvez você não consiga obtê-lo após pagar por ele.
-
-
Aqui vão outras coisas que acontecem ao ser hackeado:
- Mensagens falsas de vírus. Ou você possui software de vírus ou não; se não possuir, estas mensagens irão automaticamente lhe alertar. Se sim, então, desde que você saiba como as mensagens devem ser, então, você receberá mensagens falsas. Não clique nelas; se for enganação, é uma maneira de que você insira seu cartão de crédito ao entrar em pânico para acabar com os vírus em seu PC. Saiba que o hacker já está controlando o computador (veja o que fazer abaixo).
- Barras de ferramenta adicionais irão aparecer em seu navegador. Elas podem conter mensagens de “ajuda”. Deve existir apenas uma barra de ferramenta. Desconfie se elas se multiplicarem.
- Pop-ups frequentes e aleatórios irão aparecer. Será necessário tirar o programa que está causando isto.
- Seu programa anti-malware e software contra vírus não funciona e aparece desconectado. Seu Gerenciador de Tarefas ou Editor de Registro parecem não funcionar.
- As pessoas em sua lista de contatos recebem e-mails falsos de você.
- O dinheiro em sua conta do banco está diminuindo, ou você recebe contas para pagar de compras online que você não realizou.
- Se você simplesmente não possui nenhum controle sobre o que faz, priorize a probabilidade de que você está sendo hackeado. Em particular, se o ponteiro do mouse está movendo-se pela tela e realizando ações com resultados verdadeiros, uma pessoa está de outro lado manipulando seu PC. Se você já permitiu que alguém do departamento de TI consertasse seu PC de forma remota, você saberá como isto acontece, mesmo que para propósitos benignos. Se não foi autorizado, então, você foi hackeado. Verifique suas informações pessoais. Procure pelo seu nome no Google. Existe algum retorno em relação às suas informações pessoais que você não divulgou? Isto pode não aparecer imediatamente, mas fique de olho nesta possibilidade, pois ela pode ser importante, se informações pessoais forem divulgadas.
Parte 2 de 2: O Que Fazer
-
Desconecte-se da Internet imediatamente. A melhor coisa a fazer enquanto continua a investigar é desconectar-se da Internet e das conexões online. Assim, se um hacker ainda estiver em seu computador, você removeu a fonte de conexão.
- Tire o cabo do roteador da tomada, para certificar-se que não há conexão!
- Imprima ou faça um PDF desta página antes de desligar o computador, para que você possa continuar a seguir as instruções offline. Ou, leia num dispositivo separado, que não tenha sido hackeado.
2. Inicie o computador em modo seguro. Mantenha-o desconectado completamente e use o modo seguro para reabri-lo (verifique o manual do sistema operacional do computador se não souber como entrar neste modo).
3. Verifique se novos programas não foram instalados (anti-vírus, anti-spyware, etc.) ou se programas e arquivos não abrem ou não funciona,. Se encontrar algo, desinstale-o da melhor maneira possível. Se não souber como, encontre um técnico ou alguém que entenda de computadores para que lhe ajude.
4. Faça uma varredura de seu computador com uma ferramenta anti-vírus ou anti-spyware,que seja de sua confiança. Por exemplo, utilize o Avast Home Edition, AVG Free Edition, Avira AntiVir, etc. Novamente, traga alguém que tenha conhecimento, se não souber o que fazer.
5. Se nenhum resultado de infecção aparecer, faça o backup de arquivos importantes. Então, faça uma restauração de sistema completa e atualize o computador.
6. Entre em contato com seu banco e quaisquer lojas onde tenha conta, para alertá-los de um possível problema. Peça conselhos sobre o que fazer para proteger seu dinheiro.
7. Alerte seus amigos que eles podem ter recebidos e-mails comprometidos de você. Avise-os para deletarem estes e-mails e de não abrir nenhum link, caso tenham aberto algum.
Dicas
- Faça o backup de arquivos importantes (por exemplo, fotos de família, documentos) em um dispositivo USB encriptado. Guarde-o num cofre.
- O melhor método é prevenir de antemão.
- Ao sair, desligue a Internet.
- Crie arquivos de backup sempre, sem deixar passar.
- Para manter o Sistema Operacional que você possuía antes de ser hackeado, use um programa de backup.
Avisos
- Se os programas e arquivos não funcionarem ou não abrirem, será necessário que o sistema operacional seja restaurado, se o hacker não mexeu nos arquivos de backup, ou um novo seja instalado.
- Pior ainda, seu computador pode ter se tornado num “zumbi”, que o hacker pode usar para atacar outros computadores e redes, cometendo atividades ilegais.
- Se nenhuma medida for tomada, o computador pode se tornar totalmente inútil, e talvez você tenha que reinstalar o sistema operacional ou comprar um outro computador.
|