Início » 08-05-2024 » 6 passos para sua empresa aparecer no Google Places
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6 passos para sua empresa aparecer no Google Places
 

Apresentamos a seguir algumas dicas sobre como cadastrar sua empresa no Google Places, o serviço do Google que permite à empresa cadastrar a região geográfica em que se situa. Essa informação é indexada e apresentada no resultado das pesquisas com grande relevância. Além disso, o Google Places para Empresas permite que adicionar fotos e vídeos para descrever o seu negócio, dando maior credibilidade às informações.

Recentemente, o Google fez uma mudança no serviço Google Places para Empresas para integrá-lo com o Google+. Essa nova interface, chamada de Google+ Local, permite que os usuários do Google+ classifiquem, comentem e carreguem fotografias na página da empresa dentro da rede social.

O Google Places para Empresas é um serviço gratuito e as informações cadastradas são visualizadas pelos usuários nos resultados das pesquisas no Google, no serviço Google Maps e agora também no Google+ Local. Ter a sua empresa listada nesse serviço é uma excelente maneira de construir seu negócio e aumentar sua receita. E o melhor é que a inclusão no Google Places é grátis.

Mas por que usar o Google Places?

A publicidade tradicional está em declínio. Os investimentos em anúncios impressos, TV e rádio têm diminuído e a estimativa é que essa redução continue ocorrendo.

Já as pesquisas online estão em crescimento. As pessoas pesquisam empresas na internet mais do que em qualquer outro lugar.

  • 90% das pesquisas comerciais online resultam em compra em uma loja física (offline).
  • 82% das buscas locais prosseguem offline, através de uma visita na loja, chamada telefônica ou compra.
  • 73% da atividade online está relacionada a conteúdo local.

Por isso, é importante garantir que a listagem da sua empresa seja facilmente encontrada no Google.com.br e no Google Maps.

Como seus clientes podem encontrar sua empresa no Google?

  • Links Patrocinados (Google Adwords)
  • Resultados da Busca Orgânica – Listagem gratuita baseada no algorítimo do Google. A concorrência é feroz e especialistas em SEO (Search Engine Optimization) geralmente cobram caro por esse serviço.
  • Resultados de Busca por Empresas Locais – Listagem gratuita do diretório do Google Places são exibidas em destaque ao longo do Google Maps, nas páginas de resultados orgânicos do Google e no Google+ Local.

Todas as opções acima têm benefícios e devem fazer parte do arsenal de ferramentas da empresas para atrair clientes. Mas ter sua empresa listada nos Resultados de Busca por Empresas Locais é vital para o sucesso do seu negócio, seja uma empresa online ou uma loja física tradicional.

Por que aparecer no Google Places é importante para o meu negócio?

  • Os resultados do Google Places são exibidos no topo dos resultados orgânicos do Google (logo abaixo dos Links Patrocinados).
  • Um grande mapa aparece na página de resultados do Google atraindo mais atenção para a listagem de empresas do Google Places.
  • Esse é um dos seus principais ativos virtuais. E a melhor parte: é grátis!

Passos para inserir sua empresa no diretório do Google Places:

1. Acesse http://www.google.com/places/

2. Se você já possui uma conta no Google, como o Gmail, faça login na sua conta. Caso contrário, crie uma nova. Vale lembrar, entretanto, que alguns proprietários de empresas preferem manter sua conta pessoal do Google separada da conta do Google da empresa. Caso deseje fazer o mesmo, crie uma nova conta para a sua empresa.

3. Uma vez logado, será exibida uma tela onde você deverá informar o País e o Telefone da sua empresa para que o Google verifique se já tem seu cadastro no serviço. Caso o cadastro já exista, você poderá editá-lo. Caso contrário, será exibido o formulário para cadastrar a sua empresa no Google Places.

4. Preencha as informações da sua empresa e detalhes:

  • Use o endereço e o telefone principais da sua empresa. Caso disponível, informe também os números de ligação gratuita (0800) e chamada local em outras cidades.
  • Use o nome fantasia e o endereço físico real da empresa. Isso é muito importante!
  • Faça uma descrição rica em palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.
  • Insira quantas categorias forem permitidas. Use categorias de palavras-chave específicas.
  • Crie novas categorias baseadas nas suas principais palavras-chave. Lembre-se que uma palavra-chave é um termo de busca que a as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa para encontrar empresas locais das quais querem comprar. Então, tente pensar como o seu cliente e em quais palavras ele digitaria para encontrar a sua empresa.
  • Certifique-se que o mapa aponta corretamente sua localização, senão corrija-o.
  • Forneça o máximo de informações que você puder sobre o seu negócio. Quanto mais informações você inserir, melhor. Você poderá editar estes dados a qualquer momento.
  • Adicione 5 vídeos.
  • Adicione 10 fotografias.

5. Valide seu cadastro. Este é passo é essencial para que o cadastro da sua empresa seja exibida corretamente no Google. Você pode optar por uma das seguintes formas para receber o código de validação:

  • Por Telefone: imediatamente o sistema telefonará para o número do cadastro da sua empresa e informará o código de validação.
  • Por SMS: imediatamente o sistema enviará uma mensagem SMS para o número de celular do cadastro da sua empresa com o código de validação.
  • Por Cartão Postal: em duas ou três semanas, o sistema enviará via correio um cartão postal para o endereço do cadastro da sua empresa com o código de validação.

6. Assim que você receber o código, faça login no Google Places e insira esse número no campo “Enter your PIN:” para ativar seu cadastro. Abaixo desse campo, existe um link para você solicitar novamente seu código caso não o tenha recebido.

Pode levar uma semana após a validação para que seu cadastro esteja finalizado e sua empresa comece a aparecer nos resultados de busca do Google.

Incremente seus resultados

Procure acessar frequentemente sua conta no Google Places para otimizar o seu cadastro. Você pode adicionar cupons de desconto, divulgar promoções, eventos, datas especiais como forma de aumentar o interesse dos usuários pela sua página. Além disso, incentive consumidores satisfeitos a publicarem suas opiniões na página da sua empresa.

Lembre-se que, como proprietário de uma empresa de micro, pequeno ou médio porte, seu trabalho é aumentar o número de visitantes do seu site, que posteriormente serão bem recebidos na sua empresa.

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